Linhagem
da Luz
Marina Pais e Rui Valentim
Escola de Rua Sete Linhas PALOP

Oficinas de formação para a vida desenvolvidas em 7 linhas de acção
Nutrição
Agricultura
Física Geral
Artes e Ofícios
Construção
Pedagogia
Encontro na Diversidade
Oficinas para crianças de todas as idades.
A sustentabilidade humana, apoia-se na troca de conhecimentos individuais e comunitários, entre gerações, de forma a preencher a vida dos indivíduos, com uma troca de saberes, gratificante e prática.
Intensão
Levar ferramentas práticas de uma forma criativa às crianças dos PALOP, fomentando a sustentabilidade.
A Escola é aberta à comunidade e a todos os que se identifiquem com o seu modo de estar.
É composta por tutores especialistas (voluntários e convidados locais) nas várias áreas.
Ensina o respeito e conhecimentos, pelo exemplo dos mais velhos.
Desenvolve laços de confiança entre alunos e tutores.
Rege-se num ambiente alegre, cooperativo, familiar e comunitário.
A Escola Pedagógica Sete Linhas é a Escola do Agora
Objetivos
Incorporar nas oficinas todo o saber ancestral presente no País, os valores da família da comunidade e do meio ambiente.
Aproveitar os recursos e dinâmicas naturais do País que enriquecem a transmissão prática e simples dos valores da Pedagogia das Sete Linhas.
Através do processo criativo demonstrar como todos nós somos criadores da nossa realidade.
Agora, criamos crianças com Autoconfiança na descoberta dos seus dons;
Agora, damos conhecimentos práticos às crianças para que cresçam com ferramentas para a sua Vida, experimentando e promovendo o saber ancestral e o desenvolvimento emocional e criativo;
Agora, criamos crianças saudáveis, equilibradas, práticas, criativas e autónomas, para que vivam sendo protagonistas das suas vidas.
Agora, criamos crianças com Amor.
Funcionamento
As oficinas funcionam cinco dias por semana, de 2ª a 6ª.
Têm a duração de 4 horas / Dia e funcionam durante a manhã 2 horas, para as crianças que têm aulas à tarde, e durante 2 horas da tarde, para as crianças que tiveram aulas de manhã.
Todas as semanas é trabalhado um tema: Nutrição; Agricultura; Artes; Pedagogia; Construção; Física Geral e a Diversidade.
A língua Portuguesa, Inglesa, a Matemática e outras matérias, são estimuladas dentro da pedagogia das Sete Linhas.
Em cada uma das áreas, a criatividade é sempre o pilar, fomentando o processo cognitivo de cada criança.
Nutrição
As crianças aprendem quais os alimentos benéficos para a saúde.
Dinamizadores criam histórias explicativas e divertidas sobre a forma, as cores, as vitaminas e as vantagens de cada alimento.
A criança aprende a identificar os alimentos e como reagem no seu organismo, quais os alimentos que o seu corpo absorve e que devolvem o potencial energético.
À medida que as crianças crescem apoiam os adultos a preparar os alimentos, colaborando nas tarefas diárias, ganhando a cozinha o estatuto de sala de aula.
Agricultura
Permitir à criança contacto direto com a Terra, aumentando o conhecimento de como cuidar e aproveitar a sua abundância, num processo de dar e receber.
As aulas são em grupo e decorrem nas hortas, em conjunto com os adultos que orientam as crianças.
Nas hortas, as crianças têm a oportunidade de cuidar da Terra compreendendo as suas necessidades.
Semeiam para observar o processo desde o início e, colaboraram na manutenção e colheita dos frutos.
É estimulado também o contacto com os animais. As crianças, apoiadas por adultos, cuidam e são responsáveis pelos amigos de outras espécies, ganhando assim um sentido de responsabilidade mais lato.
Fisica Geral
Actividade física, dança criativa e educacional, desenvolvimento motor e conhecimento do corpo humano.
Aumentar a comunicação da criança, com o seu corpo e o seu grupo, respeitando os ritmos naturais de cada um ao mesmo tempo que estimulamos a sua coordenação física e motora, desenvolvendo um trabalho de sintonia entre o corpo e as emoções .
Para isso os tutores desenvolvem histórias e exercícios adaptados às necessidades de cada criança.
As crianças aprendem a respirar, a fazer yoga, meditação, dança, para exercitar melhor o Ser por inteiro e para que saibam escutar o seu corpo de forma consciente.
Artes e Ofícios
Desenvolver o espaço individual de forma a dar paz e abertura à criação. Cada criança tem um dom e assim sendo temos as condições para que cada criança experimente o maior número de atividades, para que encontre a sua expressão artística.
As crianças pintam, fazem escultura, reciclam materiais e dão forma às suas ideias e manifestações dentro do Mundo das Artes Plásticas. Criam também histórias, fazendo assim a partilha da co-criação e representação.
As Artes permitem desenvolver uma ligação íntima com o nosso ser, e a criança compreende que o potencial de dar beleza à sua Vida e ao Mundo está dentro de si, ao desenvolver a sua criatividade.
Aprendem a apreciar a Beleza, a valorizar o que cada Ser individual tem de melhor para dar, a Sua Arte única. A criança procura a sua própria emoção, libertando-se de tensões, ajustando e organizando pensamentos, sentimentos, sensações e hábitos de trabalho.
Pedagogia
A Intenção da Pedagogia é enriquecer o indivíduo com ferramentas que lhe permitam desenvolver o Ser em harmonia e com total compreensão do Todo que é. Acreditamos, por e para isso, no ensino pela Arte e no ensino pelo respeito à Natureza.
Aprendendo, através de exercícios práticos, promovendo o
Ser - Fazer – Saber , contribuindo de forma profunda para a competência das crianças ao longo da vida, com confiança, de forma imaginativa, ética , pensada e generosa, nos desafios complexos do mundo contemporâneo.
Por isso, estimulamos a educação pela Arte, fortificando o processo Expressivo, Reflexivo e Criativo, reforçando as qualidades únicas de cada cultura.
Estimulamos o gosto pela arte, a leitura e a escrita, sobre os seguintes temas:
Artes – (Sensibilidade Estética e Postura Criativa)
Conhecimento do Ser Humano na sua totalidade
Interacção com o Meio Ambiente; (Meio Físico e Social)
Dar e receber, Amor; Consciência, (Formação Emocional)
Reforço das competências ( Cálculo matemático )
Conhecimento da energia das cores, formas, plantas, outras espécies, recursos naturais e todos os conhecimentos úteis para que o indivíduo se conheça e compreenda a dinâmica da Vida Interior.
Na Pedagogia trabalhamos para desenvolver um adulto equilibrado, positivo, produtivo e comunitário. Num processo que almeja desenvolver cidadãos ambiental e emocionalmente cultos, que adquiram ferramentas, aptidões, conhecimento e segurança para tomar decisões.
Pretendemos que sejam adultos bem informados, exercendo os direitos e as responsabilidades cívicas como membros de uma comunidade.
A Auto Estima, o Amor, a Sabedoria, a Harmonia, a Comunicação são tudo questões abordadas.
Construção
Aprender a desenvolver a confiança nas próprias mãos criando estruturas.
Ex: Dome Geodésico; Circuito de Manutenção; Parque Infantil comunitário; Fazer uma cerca de proteção à horta; Criar um jardim mágico, com caminhos em madeira; Construir abrigos para animais de rua; Brinquedos, etc.
Valorizar a utilização de materiais locais e utilizando-os criativamente de forma construtiva e estética, harmonizando a sua relação com a natureza.
A troca e construção em conjunto estimulam o desenvolvimento cognitivo, sendo que a matemática é utilizada de uma forma natural e prática, nesta linha.
Encontro na Diversidade
Partilhar valores de outras sociedades para um melhor entendimento da humanidade, através de filmes, testemunhos de crianças que vivem outras realidades;
Filmes que demonstram a importância da reciclagem;
Filmes ambientais, didácticos com informação necessária, complementar às outras linhas , escutando também as necessidades de cada criança no decorrer do trabalho desenvolvido.
As crianças, sempre que possível, viajam por todas as outras Escolas Pedagógicas Sete Linhas existentes nos PALOP, de forma a permanecerem com outras crianças noutras realidades ambientais. Este conhecimento flexibiliza e abre a perspectiva da criança em relação à Vida, ao Mundo e aos outros. As nossas crianças viajam em grupos trocando de pais, no sentido de experimentar sair da zona de conforto e, aprender a viver com essa realidade de uma forma segura, construtiva e partilhando o que cada um traz de melhor e verdadeiro dentro de si.
Conclusão
Acreditamos que a criação de sinergias nos PALOP, permite expandir um novo padrão de valorização individual e comunitário, fomentando ligação entre os países, enriquecendo e valorizando as trocas culturais.
Este projecto valoriza o potencial humano, desenvolvendo no indivíduo, conhecimentos práticos, transmitidos de uma forma simples, que resultam numa elevada auto-estima, valorização pessoal e ambiental.
Através de uma pedagogia orgânica, todo o “Complexo Escola de Rua Sete Linhas”, transmite valores, que permitem às crianças, uma ligação com o seu saber pessoal e ancestral, de forma a enriquecer as suas vidas e as dos outros.
Acreditamos que o Ser Humano, deve em primeiro lugar, encontrar a sua humanidade, para verdadeiramente, Ser.


