Linhagem
da Luz
Marina Pais e Rui Valentim
Escola Pedagógica Sete Linhas

O meu nome é Rui Valentim, e vivia em Sintra, Almoçageme quando numa noite do ano de 2012, canalizei numa meditação, esta informação, que é sobre uma escola e que, pessoalmente faz todo o sentido.
Vivemos todos um tempo de mudança de paradigma e, numa fase em que " a Terra está a ser mexida ", devemos ter atenção ás " sementes já plantadas" nesta Terra, que a todos pertence e não pertence a ninguém.
Posso só agradecer a experiência fabulosa que é viver esta passagem de conhecimento do mundo das ideias para o mundo da matéria e partilhar com vocês.
Mensagem Canalizada
O nome da escola é Escola Pedagógica Sete Linhas e tem como principal intenção acolher crianças refugiadas, sem pais nem protecção, alimentação ou abrigo.
Crianças que aprendem a crescer com o básico e a desenvolver a simplicidade nas suas vidas, criando adultos saudáveis, seguros, independentes e produtivos no sentido positivo do Todo.
A Escola é plenamente aberta às comunidades e a todos os que com este modelo se identifiquem.
Os profissionais desta escola, são indivíduos com capacidades únicas nas matérias que ensinam. Tem toda a experiência necessária nas áreas desenvolvidas com as crianças e, respeitam cada criança como querem que as mesmas o respeitem.
O resultado desta interacção são crianças com total confiança nos auxiliares que as apoiam e dirigem.
Na Escola Pedagógica Sete Linhas as crianças são recebidas em qualquer idade até aos 21 anos. Aos 21 anos podem ficar e colaborar em qualquer Escola do Mundo ou seguir o seu caminho pessoal fora da escola.
Esta Escola Pedagógica Sete Linhas é a Escola do Agora.
Agora criamos crianças com Amor e damos conhecimentos práticos para que cresçam com conhecimentos para a sua Vida, experimentando e aprendendo processos de desenvolvimentos de várias áreas, fundamentais à integridade Humana.
Agora criamos crianças saudáveis, com amor, equilibradas, práticas, conscientes e auto-sustentáveis, para que vivam um eterno “agora” saudável.
Grato.
A intenção é partilhar a Luz, para que se faça Luz.
A Escola Pedagógica Sete Linhas, existe em espaços inseridos na Natureza, de forma a resultar numa educação mais harmoniosa e ligada à realidade que nos rodeia e da qual fazemos parte integrante. Ar puro, contacto com os elementos, silêncio e sons naturais, iteração com seres de outras espécies, observação da Natureza no seu processo contínuo de renovação e ligação à mesma, de forma a criar mais autoconfiança e reconhecimento pessoal e exterior no individuo. Tudo no sentido de abrir para a compreensão das Leis da Natureza, pois o seguimento das mesmas, através da observância e intuição, permite um Caminho de Vida mais forte e verdadeiro.
As Escolas Pedagógicas Sete Linhas, apoiam-se numa estrutura de base, à qual chamamos de Nave Mãe. A Escola Pedagógica Sete Linhas tem à volta das suas sete Naves Mãe as estruturas como os dormitórios e os balneários para acomodação e os pavilhões de actividades, sendo que são sete as linhas que orientam o programa Escolar. Por cada linha orientadora a escola tem uma estrutura de madeira, e no caso da agricultura tem um terreno aberto que inclui uma estufa.
Quais são as 7 Linhas Orientadoras?
Na Escola Pedagógica Sete Linhas as crianças são orientadas nos conhecimentos de Nutrição, Agricultura, Física Geral, Artes, Pedagogia, Construção e Encontro. As matérias que se aprendem na nossa Escola são matérias que permitem o indivíduo crescer com o total conhecimento necessário para viver o seu Poder Pessoal total de uma forma construtiva.
A criança aprende no espaço em que está inserida com as outras crianças e adultos orientadores cada Linha para a sua Vida. As Sete Linhas orientadoras de desenvolvimento pessoal, humano e colectivo que partilhamos na Escola Pedagógica são:
Nutrição
A intenção com esta prática é incentivar a criança a levar este conhecimento de nutrição para a sua vida e para a vida dos que a rodeiam. Em primeiro lugar, as crianças aprendem o que são os alimentos e com quais podem realmente contar. Para isso existe um programa explicativo de todos os alimentos e seu real potencial no nosso organismo.
Toda esta matéria é animada e transmitida por Animadores que criam histórias explicativas de maneira a transmitir a informação correta e de uma forma divertida para a criança. Falamos da forma, cores, vitaminas, vantagens de cada alimento. Na Nutrição está implícita a energia vital ou seja, a criança aprende a identificar os alimentos e, como reagem no seu organismo, pois cada um de nós é um organismo, que reage de diferentes maneiras à alimentação. Neste caso, a criança aprende a identificar quais os alimentos que o seu corpo absorve e que devolvem o potencial energético que se pretende para uma vida mais sã. À medida que as crianças crescem apoiam os adultos a preparar os alimentos, colaborando nas tarefas diárias, ganhando a cozinha o estatuto de sala de aula.
Agricultura
A intenção é permitir à criança contacto directo com a Terra, de maneira a ter acesso a um maior conhecimento na forma como tratar, para cuidar dela e aproveitar a sua abundância. A origem da primeira Linha de Sete, que é a Nutrição está ali, disponível para aprender. As aulas são em grupos e com total prática de movimentos que envolve todo o processo de transformação da Terra. São dadas nas hortas em conjunto com os adultos que orientam as crianças no que fazer. As estufas estão disponíveis para que todos tenham mais conforto em dias de intempérie e, continuem assim a absorção de novos conhecimentos. Nas hortas as crianças tem oportunidade de cuidar da Terra compreendendo as suas necessidades, semear para observar o processo desde o inicio e, colaborar na manutenção e colheitas de toda a abundância que está disponível.
Existe também o contacto com outras espécies como cavalos, cães, galinhas, patos, vacas, cabras, e ovelhas, de forma a conhecer a riqueza desta interacção. As crianças, apoiadas por adultos, cuidam e são responsáveis pelos amigos de outras espécies, ganhando assim um sentido de responsabilidade mais lato, de forma a crescer com respeito aos outros.
Física Geral
Como terceira Linha orientadora a escola tem a Actividade Física, dando conhecimentos sobre o Corpo Humano, que se juntam com a área da nutrição, sendo assim uma ligação para um bom entendimento da dinâmica energética dos alimentos com o nosso Corpo. Este conhecimento é igualmente passado por Animadores, que desenvolvem histórias e exercícios adaptados às necessidades de cada criança. Para um maior conhecimento juntamos também formas de respiração, yoga e meditação, entre outras actividades, podendo assim exercitar melhor o Ser por inteiro, de uma forma consciente e aprendendo assim a escuta-lo ou a estar atento a ele, corpo. O exercício físico é praticado em grupo com jogos e actividades de Expressão Corporal.
Artes
A intenção é desenvolver o alimento da Alma e Espírito e a Estrutura, elementos que se adquirem com estas ferramentas. Na Linha das Artes desenvolvemos o espaço individual de forma a dar paz e abertura à criação. Cada criança tem um dom e assim sendo temos as condições para que cada criança experimente o maior número de actividades, para que encontre a sua expressão artística.
As crianças pintam, fazem escultura, reciclam materiais e dão forma às suas ideias e manifestações dentro do Mundo das Artes Plásticas. Criam também histórias, fazendo assim a partilha da co-criação e representação. Dança, Música, e actividades lúdicas de forma a abrir para a co-criação ou, o trabalho junto a outros.
As Artes permitem desenvolver uma ligação íntima com o nosso ser, assim como todas as outras Linhas, no entanto, queremos assim apoiar e dar a base à criança para que compreenda que o potencial de dar beleza à sua Vida e ao Mundo está dentro de todos nós através do desenvolvimento da Criatividade. Damos assim ferramentas às crianças para que aprendam a desenvolver uma Vida, apreciando a Beleza e sendo capazes de dar valor ao que cada Ser individual tem de melhor para dar, a Sua Arte única.
Apelamos aqui à sensibilidade.
Pedagogia
A Intenção da Pedagogia é apetrechar o indivíduo com ferramentas que lhe permitam desenvolver o Ser em harmonia e com total compreensão do Todo que é. Aprendem com adultos através de exercícios práticos, promovendo a leitura e a escrita, sobre os seguintes temas:
- Não pedagogia, apoiando que cada um crie a sua.
- Conhecimento do Ser Humano na sua totalidade, Higiene, Papel Social (formação cívica)
- Interacção com o meio Ambiente; (meio físico e social)
- Dar e receber, Amor; Consciência, (formação emocional)
- Reforço das competências adquiridas, como por exemplo o calculo matemático.
- Conhecimentos relacionados com as energias das cores, formas, plantas, outras espécies, os recursos naturais e sua utilidade, astros, e todos os conhecimentos úteis para que o indivíduo se conheça e compreenda a dinâmica da Vida Interior que cria a realidade exterior.
As aulas são acompanhadas por formadores de desenvolvimento pessoal de forma a permitir uma correcta compreensão das Leis Essenciais e Universais, segundo as quais todo o Individuo tem acesso, por direito, às Leis da Natureza. Ajudamos à formação de uma consciência nas crianças que cada acto implica responsabilidade, quer na vida pessoal, quer na vida comunitária.
Na Pedagogia trabalhamos com as crianças de forma a desenvolver o potencial humano ao mais alto nível, alcançando assim um adulto equilibrado, positivo, produtivo e comunitário, com educação. Auto Estima, Amor, Sabedoria, Harmonia, Comunicação são tudo questões abordadas no sentido de elevar estas mesmas vibrações em cada Criança.
A criança identifica-se com o puro. Estamos a mantê-lo, de maneira a não interferir, a não ser para acrescentar.
Construção
A Intenção é dar à criança a aprendizagem prática suficiente para construir um brinquedo e ir até à construção da sua própria casa, incluindo todos os bens necessários à sua utilização. Assim damos confiança às próprias mãos para o Fazer. As crianças são incentivadas a desenvolver os seus próprios brinquedos e aprendem que materiais podem utilizar e como os utilizar da melhor maneira. Falamos de materiais naturais e assim sendo estão disponíveis para todos o que permite a troca e a construção em conjunto. A criança é levada até ao ponto de, chegada a idade, poder construir a própria casa. passando por todo um processo de aprendizagem sobre os recursos e ferramentas a utilizar nas construções.
O Projecto é acompanhado individualmente, de forma a apoiar a construção do desenho da casa que cada um idealiza para a estrutura existente. As casas são em materiais naturais como, adobe, madeira, terra em manga, palha entre outras técnicas de construção naturais e sustentáveis. As instalações sanitárias são biológicas, aprendendo as crianças a construção de reservatórios, lagos e todas as infra-estruturas necessárias para que a casa seja habitável. A Linha da Construção apoia-se nos conhecimentos da Linha da Pedagogia visto que as crianças aprendem aí como utilizar as energias renováveis, criando auto sustentabilidade. A criança tem oportunidade de construir e viver no seu próprio espaço de forma a desenvolver o seu espaço pessoal que ajuda ao auto-conhecimento e ao reconhecimento.
Esta capacidade permite criar Mundos para nós e para os outros.
Encontro na Diversidade
As crianças, sempre que possível, viajam por todas as outras Escolas Pedagógicas Sete Linhas existentes pelo Mundo, de forma a permanecerem com outras crianças noutras realidades ambientais. Este conhecimento flexibiliza e abre a perspectiva da criança em relação à Vida, ao Mundo e aos outros. As nossas crianças viajam em grupos trocando de pais, no sentido de experimentar sair da zona de conforto e, aprender a viver com essa realidade de uma forma segura, construtiva e partilhando o que cada um traz de melhor e verdadeiro dentro de si. A circulação é um movimento que faz parte das nossas vidas e assim sendo, as nossas crianças circulam pelas outras escolas onde conhecem outras crianças e aprendem novos conhecimentos. Aprendem o Mundo com as suas riquezas, sempre acompanhados e seguros.
Cada Escola Pedagógica Sete Linhas, no seu País, tem condições para receber os novos visitantes por temporadas determinadas pelas actividades a acontecer. Cada Escola adapta-se à sua realidade local, logo cada país tem as suas diferenças, diferenças essas em que se descobrem riquezas e muitas semelhanças.
A Escola Pedagógica Sete Linhas está em 100 Países diferentes.
Grato.
A intenção é partilhar a Luz, para que se faça Luz.